1 – Os anjos são criaturas espirituais. Criaturas porque foram criados por Deus e Deus é o único ser auto-existente (Atributo este que é exclusivo e que é incomunicável). Os demais são criados, sendo por isso melhor chamados de “criaturas”. Como criaturas espirituais, são incorpóreos (Hb 1.14). Embora não tenham corpo físico, eventualmente podem assumir forma corpórea, como percebemos em todo o capítulo 19 de Gênesis. ( se acreditamos que os santos anjos podem incorporar, isso quer dizer que possivelmente os caídos também podem).
2 - Os anjos são imortais. Não são eternos, pois eterno é o que não tem princípio nem fim. Eles tiveram início, mas não morrem. Esta imortalidade deles se vê nas palavras de Jesus em Lucas 20.36.
3 - Os anjos não se reproduzem de acordo com sua espécie. A Bíblia não os mostra como entes assexuados. As referências a eles se dão com o pronome masculino. Aparecem e são vistos como se fossem homens, do sexo masculino. Um anjo do Antigo Testamento, Gabriel, é mostrado com aparência de homem (Dn 8.15-16). É o mesmo Gabriel de Lucas 1.26. Em Apocalipse 12.7 encontramos outro anjo, com nome masculino, Miguel
(AP 12.7). Não temos referências a “anjas”, ou anjos do sexo feminino. Parece que sua reprodução não fazia parte do projeto de Deus ao criá-los.
4 – Os anjos têm um poder superior ao humano, mas não são onipotentes. Vejam-se os Salmos 8.5 (onde elohym, termo usado para Deus e para criaturas espirituais foi entendido por alguns tradutores como “Deus”) e 103.20. São mais fortes que nós (2Pe 2.11), fortes com Jesus Glorioso (2Ts 1.7) e esta força pode ser usada por Deus para tocar em pessoas (2Sm. 24.16-17 e At. 12.23). Esta força pode operar pelos crentes (At 5.19 e 12.7). Na ressurreição de Jesus esta força foi usada: Mateus 28.2.
5 – Os anjos são servidores dos crentes. Vimos como libertaram Pedro. (Atos 12)
Um deles apareceu a Paulo, numa hora de crise e lhe esclareceu sobre o plano de Deus: Atos 27.23-25. Esta idéia é declarada em Hebreus 1.14.
QUAL A ORIGEM DOS ANJOS?
Os anjos não são autoexistentes, ou seja, não são eternos nem são incriados. Deus os criou quando da criação do mundo. Deduzimos isso de Neemias 9.6. Jesus, o Filho, fez parte deste ato criador, como lemos no evangelho de João 1.1-3 e Colossenses 1.15-16. É bom lembrarmos disto porque há hoje gente querendo adorar anjos. Aliás, o culto a anjos já aparecia nos dias do Novo Testamento, como Paulo adverte aos colossenses para não adotarem tal pratica: Colossenses 2.16-18. Jesus é maior que eles, porque os criou. Antes de adorar a criação, adore ao Criador. Aliás, o texto de Hebreus 1.5-14 mostra a relação entre Jesus e os anjos. Vivemos numa época de religiosidade ocultista e antibíblica. Jesus é Senhor dos crentes, e os anjos são servidores dos crentes (Hb 1.14).
É de extrema importância saber que "anjos" não podem ser adorados, não só pelo fato de estarem separados para servirem a Deus e aos filhos de Deus há um mandamento que o Sr. Jesus reforçou dizendo:"Está escrito:Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás.(Lucas 4:8).Quando por nossa conta fazemos algo que fuja deste andamento , acabamos transgredindo ou seja não estamos obedecendo.
Que Deus abençoe.
ANTONIO CARLOS