Eu vos asseguro: Ele vos fará sua justiça, e depressa. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra? Lc. 18. 8.
Hoje a palavra mais falada entre as pessoas é tenha fé: "Tenha fé na política", "na vida", "no emprego", "na força de vontade", "nos santos e santas", "nas entidades", tenha fé em tudo que faça você ser feliz, fé na sua própria inteligência, fé que seu time vai ganhar e ser campeão, fé na religião (seja ela qual for) afinal "todos os caminhos levam a Deus e Deus é um só"; mas, ninguém para e pensa no seguinte:
No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra? Lc. 18.8b
Haverá realmente em meio ás igrejas ditas pentecostais e as que se denominam neo-pentecostais uma verdadeira fé?
Uma onda de novas 'fés': Ao usarmos os artifícios de rosas ungidas, água bentas, correntes abençoadas, águas do rio Jordão, pães com poderes milagrosos, lenços ungidos com suor do(a) pregador (a), tudo isso faz com que a verdadeira fé proposta por Jesus se esvaeça.
Sabemos que o ser humano, especialmente os que sofrem com alguma doença, desemprego, ou simplesmente se sente em apuros, se agarra a algum tipo de "fé", chega até a procurar ajuda de entes espirituais, consulta a médiuns, feiticeiros, e até igrejas evangélicas para sair da crise.
Mas Jesus nos ensina algo muito maior: E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
A situação
O contexto era o seguinte: Jesus acabara de voltar com Pedro, Tiago e João do monte da transfiguração, e viu uma multidão reunida em torno deles, e um homem veio a seu encontro e contou-lhe que um espírito imundo o levava a se torturar e pediu ajuda aos discípulos de Cristo para que o curasse.
O resultado
Embora o homem tenha agido bem ao procurar os seguidores de Cristo, não obteve o resultado esperado, isto acontece sempre com quem quer buscar ajuda imediata, não no sabe ou não quer esperar o tempo certo, ou ainda tem mais fé nos homens e nos métodos tradicionais (mais rápidos que eficazes), quase sempre se frustam e acabam abandonando a fé real. E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazeimo aqui. Mt. 17:16,17.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazeimo aqui. Mt. 17:16,17.
A solução
O rapaz ficou que foi levado pelo pai aflito, foi curado, liberto do demônio que o aprisionava e o afligia, mas algo muito valioso levou a cura do rapaz, não foi apenas a presença física de Jesus ou seu glorioso poder, mas sim a fé, a credulidade expressada pelo pai do garoto:
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Mc. 9:24
O motivo trouxe a tona a solução
Não precisamos de nenhum artifício ou ponto de contato para ativar nossa verdadeira fé, o que precisamos é entender que: