12/11/2011

A 1ª praga do Egito - Águas se tornam sangue

Águas em sangue   Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangueEx. 7.17
 Embora tenha sido avisado com antecedência sobre a inda dessa praga, Faraó, para cumprir-se o que fora dito pelo Senhor (IAVÉ),
desconsiderou o aviso e desafiou o TODO-PODEROSO.
 É certo que os egípcios poderiam ter sido poupados, porém, como a idolatria imperava em todas as classes sociais era necessário demonstrar ao povo do Egito e seus agregados quem era o VERDADEIRO DEUS!


Desafio ao deus Hapi
Tão dependentes que eram das cheias do Nilo, é compreensível que os egípcios tivessem esse deus como objeto constante de suas preces. Pequenos amuletos representando o deus Hapi eram fabricados aos milhares em ouro, prata, cobre, chumbo, turquesa, lápis-lazúli, faiança ou, ainda, outros materiais. Por ocasião das cheias, oferendas eram apresentadas ao deus em vários templos egípcios.
 Como os egipcios devem ter ficado horrorizados ao saber que existe um DEUS maior que o pai de todos os seus deuses, nem mesmo o grande Hapi, pode ser páreo ao SENHOR dos Hebreus.