23/12/2012

O verdadeiro sentido do natal


   Tenho algumas perguntas sobre o verdadeiro sentido do natal, não somente por ser uma data religiosa, mas princialmente para saber se você caro leitor e eu conheço com presbítero (pela graça de Deus) que isso fique bem claro; não quero aqui contender apenas compreender alguns aspectos, vamos analisar algumas questões básicas.

1º Sendo o natal dito e aceito (pela maioria dos cristãos) como sendo a data para se comemorar o nascimento de Jesus cristo, porque o aniversariante não é citado como deveria? Você houve falar de "papai noel", "santa claus", "pai noel" ou "são nicolau", veja que Jesus só é visto em presépios!

2º Onde está descrito ou escrito que devemos "incorporar" ou assimilar ou ser impregnado pelo 'espírito natalino'?

3º Seriam as trocas de presentes seja para parentes, entes queridos, colegas de trabalho, escola ou mesmo fazendo caridade "adotando" por um dia pessoas que são menos favorecidas?

4º A ideia de Natal ser feliz só se você tiver ganho um presente e sua mesa for farta, seria realmente verdadeira?

5º Quem realmente sabe a data denascimento de Jesus?

Vejamos o que a bíblia nos ensina:



   1º O papai noel (aqui no Brasil), é um personagem interessantíssimo e carismático uma vez que envolve um "bom" velhinho que traz presentes para as crianças que foram comportadas durante todo o ano.
   já o aniversariante jesus nos dá a inigualável oportunidade de sermos feitos filhos de Deus e consequentemente sermos co-herdeiros da promessa divina o Espírito Santo.

 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Is. 9.6

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mt 1.23

 

   2º Não há nenhuma citação em toda a bíblia sobre um certo 'espírito natalino' mas conseguimos encontrar na palavra a promessa do Espírito Santo feita pelo próprio Senhor Jesus Cristo:
    
    "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26

   "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem."
Atos 5:32

   3º  Muitos para justificar as trocas de presentes, usam o versículo em que os magos entregaram seus presentes para jesus, o que não informam ou deixam passar desapercebido é que os presentes foram apenas para Jesus e não aos pais deste...
   Fazer doações ou mesmo boas ações devem ser um estilo de vida e não apenas em determinados períodos ou datas do ano, entenda não é errado fazer doações ou adoções provisórias, mas deveríamos presentear principalmente o aniversariante.

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mateus 2:11

 4º Mesa farta e principalmente muita bebida não podem faltar nessa noite de natal, para a maioria das pessoas essa é mais que uma prioridade, principalmente se você que uma desculpa para embriagar-se.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Ef. 5:18


   5º Não há uma data que seja realmente o nascimento de Jesus Cristo, pois durante o senso realizado por Heródes o grande, a família de Jesus não estava na região portanto não foram contabilizados na população daquela época. 

   Portanto minha opinião o nascimento de Jesus é quando você ou qualquer pessoa que realmente queira de livre e espontaneamente  em sua vida, sendo assim aceitando um dos princípios que o próprio Cristo ensinou a Nicodemos:

   "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5