10/11/2017

A lição dentro do peixe!


Muito se tem a falar sobre a passagem em que Jesus é testado em relação ao tributo, mas sem dúvida alguma a novidade está mais em conseguir dinheiro dentro do peixe, mas sim na forma em que o  feito aconteceu!


Vamos estudar a proposta do texto:

 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? 
 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? 
 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. - Bíblia JFA
Mateus 17: 24 - 27

Os coletores de impostos questionaram Pedro sobre o pagamento do tributo do templo de Jerusalém, está tributo era de duas dracmas ( moeda da época).
Pedro havia afirmado que seu mestre Jesus Cristo pagava este tributo, embora não tivesse visto Jesus pagar.
Mas não vou me atentar a isto, vou sim direto ao versículo 27, onde Jesus ensina que mesmo Ele sendo quem é, o Deus que se fez carne não pode ser motivo de escândalo e consecutivamente seus seguidores não podem fazê-lo!
Jesus poderia transformar pedras, ou qualquer outra coisa em moedas.
Mas como Jesus quer nos ensinar é preciso que haja trabalho e que sejamos honestos em todos os detalhes inclusive nos pagamentos de nossas dúvidas.