05/05/2012

Espirto Santo Parte 1b


   Nas escrituras sagradas, o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é denominado de “o Espírito”; “O Santo Espírito”; “O Espírito de Deus”; “Espírito do vosso Pai”; “O Espírito do Senhor o;” o “Consolador”.
   Na criação: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gen. 1:2; Jó 26).
   Devemos entender que após o pecado original, o Senhor Deus ele limita o operar do Espírito Santo e o libera com objetivos e para alguns selecionados por ele. Homens que receberam a incumbência de fazerem a usa obra: Bezalel (Êx. 31:2,3), Josué (Nm. 27:18), Gideão(Jz.6:34), Jefté (Jz.11:29), Saul (1Sm 11:06), Davi (1Sm 16:03).
   Ele se manifestou em especial para os profetas ( Ez.11:05; Zc.7:12), Este foi dado para que os homens tivessem um Espírito de sabedoria para discernirem a obra dentro da verdadeira vontade de Deus, Elias, Eliseu ( livro de Reis). Como Deus através de seu Santo Espírito operou na vida do povo de Israel.
   Deus sabia da necessidade de conduzir o povo através de seu santo Espírito, por isso ele liberava de seu Espírito Santo aos homens como: líderes, reis, profetas e sacedortes, somente esta classe de pessoas é quem recebiam o atuar do Espírito Santo para que executassem, a vontade de Deus. O mesmo Espírito foi prometido ao Messias (Isaias 11:2; 42:1 ) e ainda a promessa para toda a carne ( Joel 2:28).
No novo Testamento:
   Há uma manifestação do Espírito Santo no batismo de Jesus, e não somente do Espírito Santo, mas uma das confirmações da Santa Trindade operando, (Mt. 3:16,17; Mc 1:10,11); na tentação (Mt. 4:1; Mc.1:12; Lc. 4:14); na ocasião em que Jesus falava em Nazaré, lembrava da promessa messiânica de Isaias 61:1 e 42:1-4. O Santo Espírito, do mesmo modo, fala ao velho Simeão, dirigindo-o em seus passos e pensamentos (Lc.11:13).
   O senhor Jesus em seus ensinamentos deixa mais claro a principal função e a natureza do Espírito Santo que esta no evangelho de João: “ Deus é Espírito”. Preste atenção “nesta declaração de Jesus:” A NÃO SER QUE O HOMEM NASÇA DE NOVO  DA ÁGUA E DO ESPÍRITO”, ele não pode entrar no reino de Deus (João 3:5). Como pode uma pessoa ser cheia do Espírito de Deus se não nascer de novo? Ou ainda poderia perguntar: “Como pode uma pessoa ser batizada no Espírito Santo, se não há diferença na sua existência? E se não há diferença em sua existência como nova criatura como poderá entrar no reino de Deus?
   Vamos seguir em nosso estudo e deixemos o próprio Espírito santo nos orientar, e se tivermos paciência aprenderemos mais sobre ele.
   O Espírito é dado sem medida para o Messias (João 3:34).
   Jesus, ao referir-se às promessas messiânicas(Isaias 44:3; Joel 2:28)ele falava do Espírito que haviam de receber mas ao que nele cressem(7:39), no entanto até o momento em que o Sr. Jesus falava ele ainda não tinha sido dado aos homens( João 7:39), mas a promessa de que ele viria na qualidade de “Consolador, Advogado(14:16,26: 15:26; 16:7;); o Espírito da verdade, por quem a verdade é expressa e trazida ao homem( João 15:23: 16:13). Ele seria dão aos cristãos pelo Pai(14:16), habitaria neles e glorificaria o filho(16:14), pelo conhecimento que dava a respeito dele. Em 1° João 3:24- 4:13, a presença intima do Espírito é um dos sinais , ou características , da união com Cristo , e o Espírito, que é a verdade, dá testemunho do filho(1° João 5:6). Antes da promessa se cumprir Jesus permite que o homem perceba a diferença de ter o Espírito Santo atuando na vida do Homem e a manifestação do poder de seu nome em Lucas 10: 17-19. Mas a manifestação do poder prometido por Jesus através do Espírito Santo se deu depois de sua ascensão aos céus. Em Atos 2 a manifestação é dada no dia de Pentecoste, e o fato acha se identificado pelo que foi anunciado pelo profeta Joel.