Jesus sempre quis que as multidões além de serem curadas fisicamente conquistassem o que Deus tem de melhor para elas, porém a falta de entendimento a cerca das coisas espirituais tem sempre seu entendimento e filosofia próprios, neste contexto Jesus explana que a maior preocupação do ser humano era, é e sempre será a vontade de ter algo para chamar de seu.
Hoje mais do que nunca antes na história da humanidade viemos no consumismo desenfreado e automatizado, é a era "do preciso ter ou não sou ninguém!"
Vejamos o que Jesus nos ensina:
Em todo capítulo 6 de Mateus, Jesus enfatiza que as pessoas se preocupam com as coisas materiais (o que não é errado), porém se apenas em pedir ao nosso Pai Celestial o que queremos e não o que realmente precisamos.
Alguns religiosos pregam que Jesus só ensinou a oração do Pai do nosso, para que nos livre do mal e que o sermão foi para termos unicamente o perdão e bençãos espirituais (confira dos versículos 1 - 16) . Mas o contexto vai além, a partir do versículo 17 Jesus inclui também os bens materiais como complemento dos bens espirituais, compare a afirmativa:
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mt. 6.25
Então que fazer para herdar esses dons espirituais e seus bens complementares? Simples tão simples que se torna complicado?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6,33