01/03/2014

João Batista tinha dúvidas?

   E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? Lc. 7:20

   O versículo em questão nos remete a uma pergunta: Teria João o Batista, o mesmo que meses antes tinha dado testemunho acerca de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" Jo. 1:29.

   Estaria então joão Batista dentro da prisão, em estado de ansiedade e apreensão, por saber que a qualquer momento seria jugado e morto por Herodes a qualquer momento? Ou ainda estaria ele preocupado em ter realmente dado o testemunho da pessoa certa? Ou seria simplesmente par que seus dicipulos soubessem que Jesus é realmente o tão aguardado Cristo?

   Vejamos o que ocorreu. Primeiramente houve entre os discípulos de João uma discussão com os judeuspor conta da purificação, isso fez comm que João Batista antes de sua prisão tivesse que explicar aquelas pessoas mais sobre Jeusus, e mesmo assim parece não ter sido suficiente para que seus discípulos ficassem convencidos: Confira o texto do evangélho de João 3: 22 - 30
22 Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.
23 Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.
24 Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.
25 Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.
26 E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.

   Ainda no evangelho de João, no capítulo 4; mostra que a  preocupação dos discípulos de João o Batista era não sobre a divindade de Cristo, mas sim pelo fato (segundo eles), que Jesus batizava mais discípulos que João o batista:

1 E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.

   Então, ao ser preso e presentir que sua morte estava próxima, João solicita que seus discípulos vão até Jesus, só para comprovarem com seus próprios olhos, e ao constatarem os milagres.
 Conforme Lucas 7 nos versículos:

21 E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
22 Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
23 E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.

 Logo temos que João só quis mostrar para seus discípulos que deveriam desapegar dele e apegar-se exclusivamente a Jesus!


   E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus. Lc. 7:29.